VEJA O MELHOR LUGAR PARA VOCÊ VIAJAR ESSE ANO!

Pousadas em Ilhabela

Tratada como um pedacinho especial do Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela é uma verdadeira exposição de seu território caracterizado pela Mata Atlântica extremamente preservada, cachoeiras que atraem os olhares dos turistas, suas praias com água clara, além de um centro bem charmoso, cheio de pousadas e restaurantes. Se você está indo visitar a cidade pela primeira vez, é necessário ter algumas informações em mente. O primeiro fato é que, para chegar até lá, a entrada é feita através da travessia de balsa. Aqui, fica a seu critério a forma como você chegará até a essa travessia. Uma dica, para quem for de carro, especialmente, é reservar o horário com certa antecedência, sobretudo na época do verão e em feriados.

Ilhabela é a cidade que esbanja encantos. Considerada um jardim do paraíso para os amantes de aventura e, principalmente, da natureza, ela abriga um enorme conjunto de grutas submarinas, extensas cavernas de granito e conta com excelentes pontos de mergulho, velejo e escalada. Além disso, possui praias apontadas como as mais belas de todo o mundo, grandes quilômetros de trilhas, poços cristalinos, excelentes ondas, árvores enormes e vilas caiçaras, sendo um excelente local de refúgio e distração para os turistas. Além disso, é válido destacar que este excelente ponto turístico conta com charmosas hospedagens e uma requintada gastronomia.

Quais as principais atrações turísticas em Ilhabela?

Diferenciando-se de outros destinos do litoral paulista justamente por ser uma área que apresenta um contato, quase que total, com a natureza, justamente por apresentar sua preservada Mata Atlântica, Ilhabela se destaca por apresentar uma costa preservada e bem recortada com mais de 40 praias para todos os gostos. Mas é essencial que você vá além das praias, pois não são somente elas que chamam a atenção dos visitantes, mesmo que, em sua maioria, queiram apenas aproveitar um dia de pé na areia e descanso. Há outros locais e programas para ser feitos em família que são tão acessíveis quanto elas, e você consegue desfrutar de uma estadia proveitosa com diversos pontos turísticos para visitar.

Praias

O grande atrativo deste excelente ponto turístico brasileiro, naturalmente, está em suas belas praias. Sem dúvidas, todas as quase 50 praias que existem em Ilhabela valem a visitação. Entretanto, algumas delas se destacam pela beleza, paisagens e até pelas outras atrações turísticas que possuem. A Praia do Bonete, por exemplo, que é considerada uma das praias mais bonitas do país, está localizada a 35km do centro da cidade, contando com uma bela paisagem e um mar perfeitamente azul. Já a Praia da Feiticeira conta com um acesso mais fácil pois fica a apenas 6km da balsa, e por ser uma praia mais deserta, é procurada pelos apreciadores do pôr-do-sol. Além disso, o grande diferencial dessa praia é a sua tranquilidade.

Outra praia de Ilhabela, que é pequena e escondida, mas muito procurada, é a Praia do Julião (também chamada de prainha). Procurada, essencialmente, pelos casais, por contar com um clima bem romântico, é válido destacar também que possui pedras submersas, que formam excelentes piscinas naturais para um bom banho de mar, além do excelente visual dessa região. Ainda, há a Praia do Perequê, um local bastante central e que abriga o comercio de Ilhabela, contando até com uma ciclovia, além de ser repleta de bares e quiosques para atender os visitantes. Além de tudo isso, essa praia também concentra uma excelente visão do pôr-do-sol para os apreciadores.

Mergulho

Além de desfrutar de um dia incrível na praia, você que pretende visitar Ilhabela consegue relaxar também ao mergulhar. O mergulho é uma excelente forma de entrar em contato com a natureza, uma vez que essa prática consegue levar as pessoas para um novo mundo, cheio de novas cores, texturas, formas e as tão características criaturas marinhas. Enfim, o mergulho é um escape para um lugar tranquilo, que renova suas energias e estimula seus sentidos. Assim, mergulhar em Ilhabela é descobrir as belezas do fundo do mar. Além disso, você pode ter a sua primeira experiência de mergulho em um dos diversos pontos para mergulho espalhados pela cidade, com passeios que oferecem essa prática aos visitantes.

Para você que deseja fazer mergulho em Ilhabela, o mais indicado é ir para a região quando o clima estiver mais ameno no país, geralmente no mês de maio (que é a época do outono), que transforma a cidade em um lugar perfeito para os amantes do mergulho, e até mesmo para aqueles que desejam mergulhar pela primeira vez. Contando com um rico acervo de flora e fauna, a costa de Ilhabela consegue encantar os visitantes por conta do grande número de peixes, tartarugas marinhas e até baleias que podem ser avistadas. Além disso, os mergulhadores conseguem explorar relíquias históricas, como os navios naufragados que acabaram se tornando o lar de peixes e espécies de coral.

Cachoeiras

Não é de se chocar que Ilhabela possua uma das paisagens mais lindas de todo o litoral paulista, com praias paradisíacas, reservas naturais e, claro, diversas cachoeiras. Contando com 360 quedas d’água, corredeiras, nascentes e poços registradas, a cidade é considerada a ilha brasileira com o maior número de cachoeiras de todo o país, onde cerca de 30 delas são abertas ao público para visitação e banho. Algumas delas são de acesso mais fácil, com leves trilhas e pouca caminhada, enquanto outras, apresentam percursos mais aventurosos. Diante desse cenário, Ilhabela é considerada um Patrimônio Natural e faz parte da Reserva da Biosfera pela UNESCO, por apresentar cerca de 94% de Mata Atlântica preservada.

Uma das cachoeiras de mais fácil acesso de Ilhabela fica próximo à Praia da Feiticeira: a Cachoeira Três Tombos, que, como o nome já diz, possui três quedas d’água em sequência. A primeira faz uma piscina natural, que é ótima para o banho; a segunda já é um pouco mais rasa, mas auxilia os fotogênicos de plantão; enquanto a terceira conta com uma linda queda de 20 metros de altura em um paredão rochoso. Porém, se você estiver em busca de aventura, vale a pena encarar os 4km para chegar até a Cachoeira do Gato. Possuindo uma trilha de média dificuldade, chegando lá, os visitantes se deparam com uma queda d’água de 40 metros, uma das maiores de toda Ilhabela, que forma uma linda piscina natural.

Trilhas

Para conhecer as maravilhosas cachoeiras de Ilhabela, sempre será necessário percorrer alguma trilha, uma vez que nenhuma delas é acessível de carro. No entanto, os trajetos para as cachoeiras variam, pois há trilhas que são percorridas em apenas 30 minutos, enquanto outras levam até 4 horas para chegar ao destino. Desse modo, se você deseja ir a fundo no passeio turístico em Ilhabela, conhecendo atrações que vão muito além das praias, é válido você investir em passeios diferenciados pela região. Um desses passeios, sem dúvidas, são as trilhas, que proporcionam um contato mais direto com a natureza no caminho para as cachoeiras.

Um dos passeios mais populares em Ilhabela é a Cachoeira do Gato, que é acessível por uma trilha de 40 minutos, que sai da Praia de Castelhanos. Para os que desejam realizar grandes trilhas, o trajeto do centro de Ilhabela para a Praia do Bonete é uma excelente alternativa, por se tratar de uma trilha com um alto grau de dificuldade, que demandam um pernoite em um camping, além do acompanhamento de um guia experiente. Também com percursos mais difíceis, mas sem a necessidade de um pernoite, outra opção é fazer a trilha até o Pico do Baepi, que tem 7 horas de duração (ida e volta), e a trilha para a Praia de Castelhano, que possui 4 horas de duração.

Onde se hospedar em Ilhabela?

Assim como em outros destinos do litoral norte de São Paulo, escolher uma boa pousada em Ilhabela é algo que requer atenção. Não importa se você está viajando sozinho, com os amigos, em casal ou com a família. Muito menos se você deseja descansar em uma pousada econômica ou em um local mais elegante e sofisticado. Não há dúvidas de que as pousadas em Ilhabela conseguirão atender perfeitamente as suas exigências. Por conta disso, é importante estar atento e decidir por uma boa pousada em Ilhabela, levando diversos fatores em consideração para tomar a melhor decisão para a sua viagem até Ilhabela, uma vez que isso garante que tudo possa sair conforme o planejado.

O primeiro ponto a ser analisado é o preço da pousada, uma vez que você precisa se hospedar em lugar confortável, mas que esteja dentro do seu orçamento para a viagem. Em Ilhabela, isso é baseado na dinâmica da maioria dos destinos litorâneos pelo pais: um preço aceitável na baixa temporada, mas que crescem exponencialmente durante o verão e demais feriados ao longo do ano. A localização também deve ser levada em conta. E em Ilhabela, as pousadas estão concentradas em muitas regiões, justamente para atender as diferentes preferências dos turistas. A região central da cidade, chamada de Vila, concentra a maior parte de bares, restaurantes e pousadas.

Pousada Manga Rosa

Localizada em uma simpática rua residencial, a Pousada Manga Rosa é a pousada com o melhor custo benefício, estando a apenas 500 metros do charmoso centro histórico de Ilhabela. A praia mais próxima dessa pousada é a Praia de Santa Teresa, onde barcos e iates costumam ficar ancorados. E andando um pouco mais adiante, você chega à Praia do Indaiá. Falando exclusivamente sobre a pousada, ela possui quartos estilosos, varandas com uma linda vista para o mar, uma pequena piscina e um estacionamento privativo. No mais, é uma pousada que pensa em tudo para que a estadia dos hospedes seja perfeita, com um atendimento especial em um ambiente totalmente harmonioso.

Pousada Aloha

Também localizada perto do centro histórico de Ilhabela, a Pousada Aloha é considerada uma das pousadas mais baratas da cidade, com uma localização privilegiada (está em frente à Praia Saco da Capela), um excelente estacionamento e vista pro mar. Além disso, a pousada também funciona como um hostel, tendo quartos compartilhados que reduzem ainda mais o valor das diárias. Também é válido destacar que a pousada está próxima à saída para passeios, perto de vários bares e restaurantes, da vida noturna na cidade. Com total segurança e comodidade, você pode deixar seu carro no estacionamento, conhecendo e desfrutando dos melhores pontos turísticos de Ilhabela.

Pousada Praia do Curral

Situada na Praia do Curral, uma das praias mais procuradas na região, essa pousada é considerada uma das melhores de Ilhabela, e está localizada a exatos 14km de distância do centro da cidade. Então, a dica aqui é curtir a praia do outro lado da pista. Além disso, outra praia está próxima a pousada: a Praia do Veloso. Também é válido destacar que a região onde a pousada está possui alguns restaurantes, onde a maioria são lugares simples, o que ajuda os visitantes a economizarem muito durante a viagem em Ilhabela. Na pousada, os turistas são privilegiados de estarem hospedados no lado Sul de Ilhabela, desfrutando de uma hospedagem totalmente confortável, em um lugar tranquilo, o que garante que toda a estadia seja impecável.

Pousada Vila das Velas

Localizada na Praia do Perequê, uma das mais estruturadas de Ilhabela, essa pousada está de frente para o mar e possui o melhor custo-benefício. Além das diárias com excelentes preços, a Vila das Velas surpreende os hospedes com uma excelente decoração, funcionários que prestam um bom atendimento, além de todo o local estar sempre com a limpeza impecável. Torna-se uma excelente escolha principalmente para os casais que desejam se hospedar em um local romântico, sem gastar muito. A área externa do local também merece destaque, por contar com uma piscina com deck de madeira, enaltecendo a vista para o mar, deixando-o como um dos espaços mais charmosos da pousada.

Pousada Canto Bravo

Localizada na Praia do Bonete, essa pousada é considerada uma das mais incríveis de Ilhabela, por estar de frente para o mar, ou seja, totalmente pé na areia. No entanto, é válido destacar que a localização da Pousada é para aqueles que desejam realmente ficar em contato total com a natureza e não pretende visitar outros lugares durante a viagem para Ilhabela, uma vez que ela está situada em um local mais isolado da cidade, com um acesso mais restrito, justamente por isso. Para quem deseja exatamente essa experiência de isolamento, a Pousada Canto Bravo poderá proporcionar momentos inesquecíveis para todos esses hóspedes, que desejam algo simples e rústico.

Espaço Dona Florinha

Situada na região do Perequê, perto do local onde as balsas chegam, essa é uma pousada que possui um excelente custo-benefício, com valores que cabem no bolso dos turistas que desejam conhecer a cidade sem gastar muito. Mesmo estando em um trecho menos “rico” da cidade, sua localização é estratégica, pois está perto de bancos e caixas eletrônicos, além de ter fácil acesso para qualquer direção. Também é importante destacar que a pousada conta com um excelente estacionamento, piscina e quartos que comportam até 4 pessoas. No mais, é uma ótima alternativa para os visitantes que desejam relaxar e descansar em um local confortável e seguro, após um dia de turismo por Ilhabela.

Pousada Villa da Prainha

A menos de 200 metros da Praia do Julião, e ao lado da Praia Grande, essa pousada é, praticamente, um recanto escondido, embora esteja próximo do centro histórico de Ilhabela, contando com muitas árvores e um mar calmo, que é sempre frequentado por famílias com crianças, justamente por se tratar de um local tranquilo. Assim, a pousada é uma ótima alternativa para as famílias que desejam desfrutar de um lugar confortável e ter momentos inesquecíveis. Para isso, dispõe de acomodações confortáveis, além de jardins floridos, piscinas e até um espaço gourmet. Enfim, a Pousada Villa da Prainha é um espaço voltado para todos os visitantes de Ilhabela.

Pousada Villa Caiçara

Também situada perto da Praia do Perequê, essa pousada tem como principal vantagem o fato de estar em um bairro de Ilhabela que possui uma variedade de opções de comércio, além do principal: está pertinho do mar, a menos de 100 metros da areia, fato que leva sempre muitos hóspedes para essa pousada em Ilhabela. Além disso, a Pousada Villa Caiçara se destaca por ser um ambiente muito familiar, com excelentes áreas de lazer, e acomodações confortáveis e seguras. Outra vantagem desse espaço é que ele fica perto de tudo o que os turistas precisarem, proporcionando um fácil acesso a restaurantes e passeios que eles queiram fazer ao longo da viagem.

Caravela Pousada Bromélia

Tendo um charme colonial que agrada muito os visitantes essa pousada fica somente a 1km do centro histórico de Ilhabela e da Trilha dos Castelhanos, considerada uma das mais bonitas da cidade. Além disso, ela dispõe de uma piscina ao ar livre, um incrível café da manhã, Wi-Fi, etc., que garantem um serviço de primeira para todos os hóspedes. É válido ressaltar que as acomodações da pousada ficam em pequenos chalés, que estão dispostos em um lindo e vasto jardim, e possuem uma decoração rústica. Esse é um dos fatores que levam muitos a optarem por essa pousada quando viajam para Ilhabela. O melhor de tudo é que possui um preço que cabe no bolso dos turistas.

Pousada Kalango

Em meio à natureza, a pousada ecológica fica situada entre as lindas montanhas de Ilhabela. Essa é uma excelente alternativa para aqueles que procuram por uma hospedagem de excelência, com uma estrutura confortável e segura, e serviços de qualidade. É indicada para casais e famílias que desejam hospedar-se em um ambiente mais requintado e mais perto da natureza. Sendo totalmente construída em madeira, a pousada conta com quartos que oferecem diferentes tipos de obra de arte, um mobiliário mais rustico e equipados de maneira ideal para os hóspedes, além de varandas com espaços para os hóspedes se acomodarem, piscinas ao ar livre e terraços com espreguiçadeiras para relaxar.